Açudes no rio Ceira foram reparados para mitigar as consequências das fortes chuvas
Açudes no rio Ceira foram reparados para mitigar as consequências das fortes chuvas
Os açudes no rio Ceira foram reparados para prevenir as cheias. As obras de regularização deste rio, designadas como “Reabilitação Fluvial do Rio Ceira - Obras Hidráulicas”, fazem parte do projeto “Gestão da Bacia Hidrográfica do Rio Ceira face às alterações climáticas”
Já foram concluídas as reabilitações nos dois açudes situados respetivamente na união das Freguesias de Cepos e Teixeira, em Arganil e entre os concelhos de Arganil e Pampilhosa da Serra. Nos dois locais foram removidos materiais lenhosos e mobilizados materiais rochosos do meio do leito para as margens.
Especificamente no Poço da Cesta foram reparadas as fissuras existentes através da colação de pedras que estavam em falta no corpo do açude. Já em Vale Pardeiro procedeu-se também à remoção da vegetação e preenchimento dos rombos e fendas com pedras.
De modo geral, o projeto tem como objetivo melhorar a questão do escoamento do rio, desde as situações de estiagem até às grandes cheias. O investimento nas obras é de cerca de 98 mil euros, financiados através do programa EEA Grants.