Visita às obras na margem do Rio Ceira

rio Ceira

Visita às obras na margem do Rio Ceira

No âmbito do projeto “Gestão da Bacia do Rio Ceira face às alterações climáticas” realizou-se uma visita às obras com a presença da embaixadora da Noruega em Portugal, Tove Bruvik Westberg, do presidente da APA, Nuno Lacasta, Susana Escária da Secretaria Geral do Ambiente e da Unidade Nacional de Gestão do EEA Grants.

O projeto, que representa um investimento no valor de 2,6 milhões de euros e é apoiado pelo EEA Grants 2014-2021, abrange o vale do Ceira nos municípios de Pampilhosa da Serra, Arganil, Góis e Lousã.

Um dos principais objetivos do projeto é aumentar a resiliência da flora e fauna indígenas às mudanças climáticas e a reabilitação da infraestrutura do rio, além da melhoria da sua conectividade. A visita às obras ocorreu sobre o território dos municípios de Arganil e de Pampilhosa da Serra (Vale Pardieiro, Quinta da Mata e Poço da Cesta) e contemplou ações realizadas, em realização e a realizar.

As atividades visitadas operam no âmbito da reabilitação da infraestrutura e melhoria da conectividade do rio, regeneração da galeria ripícola e de contenção de espécies invasoras, aumento da resiliência da flora e fauna e reabilitação de infraestruturas socioculturais.

O projeto contempla também: a criação de rotas e percursos de visitação, a implementação de ações de sensibilização voltadas para os utilizadores da água, a orientação sobre medidas de adaptação às mudanças climáticas em nível de bacia e municipal e o desenvolvimento e implementação de protocolos para lidar com situações de desastre. Será criado também um manual para implementação de boas práticas em projetos de reabilitação de rios, a implementação de produtos e serviços que promovam ações que valorizem o corredor fluvial, a regeneração da galeria ripícola, a contenção de espécies exóticas invasoras e melhoria da heterogeneidade de habitats e do corredor ecológico.